domingo, 8 de abril de 2007

Uma lição para os vaidosos

"... Nós estamos convencidos, portanto, que os senhores desejam o bem para nós e agradecemos de todo o coração. Mas aqueles que são sábios reconhecem que diferentes nações têm concepções diferentes das coisas e, sendo assim, os senhores não ficarão ofendidos ao saber que a vossa idéia de educação não é a mesma que a nossa.
... Muitos dos nossos bravos guerreiros foram formados nas escolas do Norte e aprenderam toda a vossa ciência. Mas, quando eles voltavam para nós, eles eram maus corredores, ignorantes da vida da floresta e incapazes de suportarem o frio e a fome.Não sabiam como caçar o veado, matar o inimigo e construir uma cabana, e falavam a nossa língua muito mal. Eles eram, portanto, totalmente inúteis. Não serviam como guerreiros, como caçadores ou como conselheiros.
Ficamos extremamente agradecidos pela vossa oferta e, embora não possamos aceitá-la, para mostrar a nossa gratidão oferecemos aos nobres senhores da Virgínia que nos enviem alguns dos seus jovens que lhes ensinaremos tudo o que sabemos e faremos, deles, homens."

Chefes dos Índios das Seis Nações –
em resposta agradecendo e recusando convite feito,
há muitos anos, após assinarem tratado de paz,
pelos governantes de Virgínia e Maryland,
Estados Unidos, aos Índios das Seis Nações,
para que enviassem alguns de seus jovens às escolas dos brancos.

REFLEXÃO

Um comentário:

  1. É isso aí... mas no fim, a lei da força bruta os dizimou, infelizmente pois nos dias atuais seriam bem mais úteis do que os jovens americanos sobreviventes!

    ResponderExcluir